Atividades físicas, criativas e terapêuticas estão melhorando a qualidade de vida da comunidade do bairro Durval de Barros, na região do Riacho, prevenindo doenças e promovendo saúde, bem-estar e socialização, principalmente para a terceira idade. Nesta terça-feira (21/11), a prefeita Marília Campos visitou o espaço da Associação Batista Betel de Assistência Social, que é um parceiro do Programa “Contagem na Maturidade” e dos programas de promoção da saúde do Distrito Sanitário da região, proporcionando mais saúde para todos.
A Prefeitura de Contagem oferece para a comunidade aulas de ginástica, de artesanato e yoga, além de grupos operacionais de fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros, que atuam com grupos de discussão sobre tabagismo, cuidados na menopausa, dentre outros, atendendo cerca de 600 pessoas por semana. As atividades acontecem no prédio da associação Betel, que cede o espaço para atuação da Prefeitura.
A Associação Comunitária Betel também oferece serviços de hidroginástica, pilates, ballet, entre outros, e promove eventos em parceria com a Igreja Católica e outras igrejas da região.
A prefeita Marília Campos destacou que o pastor da Igreja Batista Betel, Ronaldo Alves Pinheiro, coordenador do projeto, é um conselheiro regional, eleito pelo voto popular, e que ajuda a Prefeitura a governar a cidade. “Eu quero agradecer ao pastor Ronaldo e ao padre Fabrício, da igreja católica, que atuam juntos nesta excelente parceria”, afirmou.
Marília salientou que o bairro Durval de Barros está na divisa de Belo Horizonte e Ibirité, e a comunidade interage com o comércio, a vizinhança e a igreja. “É muito bom ver este trabalho bonito realizado pela pela associação Betel, que oferece cursos para crianças, jovens e atividades para os idosos. É um trabalho amplo que envolve as duas igrejas da região, com agendas comuns. Isso me chamou muito a atenção, é uma unidade para promover o bem do cidadão”, disse Marília.
Resultados positivos
A diretora do Distrito Sanitário do Riacho, Carolina Castro, ressaltou que a parceria proporciona um espaço maior para que mais pessoas da comunidade participem dos projetos da Secretaria de Saúde. “O acesso ao local é muito bom e o pastor Ronaldo está sempre de portas abertas ajudando a gente, em todos os momentos. Os projetos desenvolvidos aqui colaboram na prevenção e promoção da saúde, ajudando a eliminar a sobrecarga de atendimentos nos postos de saúde, e oferecendo mais qualidade de vida e socialização”, destacou.
Segundo a professora de Educação Física do "Contagem na Maturidade", Ritsa Ferrari, muitos alunos vêm melhorando bastante a qualidade de vida e o quadro clínico com a prática de exercícios. “A gente procura fazer uma aula de baixa intensidade, porque temos muitos alunos com comorbidades. Mas com a prática contínua, muitos deles já obtiveram resultados positivos. Havia pessoas que estavam muito debilitadas, que não conseguiam nem andar direito, e hoje já participam em pé ou encostados”.
Ritsa Ferrari ressaltou que as atividades têm beneficiado não apenas a saúde física, mas também mental dos participantes. “A saúde mental é muito beneficiada pela socialização do grupo. Aqui a gente faz café da manhã compartilhado e até trocamos receitas. Quando se promove a saúde, tudo melhora”, observou.
Participante do Programa “Contagem na Maturidade”, a dona de casa Maria Aparecida de Oliveira, 60, disse que aprendeu muito fazendo artesanato no projeto. “Hoje, eu faço sabonete, panos de prato e crochê. Antes eu não fazia nada e achava que não podia aprender mais nada. Aqui, eu percebi que tenho muitas habilidades e criatividade para trabalhos manuais. Além disso, eu passo o tempo me entretendo e fazendo novas amizades, o que é muito bom”, contou.
A dona de casa Edite Correia da Silva, 70, que também participa do “Contagem na Maturidade” revelou estar amando as atividades. “Eu gosto tanto que sinto muita falta o dia que não tem. Para mim, o projeto foi uma benção, porque tanto a ginástica como o artesanato funcionam como uma terapia. Eu perdi muitos parentes com a Covid-19 e fiquei muito triste. As atividades do projeto me ajudaram muito na recuperação e foram muito boas para minha cabeça. Estou bem mais alegre e feliz agora”, contou.
Também participaram da visita, o vice-prefeito Ricardo Faria; o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues; o vereador Léo da Academia, que apoia o projeto; e o diretor da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, Aristeu Silva.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC